top of page

                   Rotary Clube Belford Roxo Lote XV

     Banco de Leitos Hospitalares Francisca Mendonça

                                   Distrito 4570

                                                     Fundado em 15 / 03 / 1989

 

 

 

 

 

Banco de Leitos Hospitalares do Rotary Lote XV

                                                                                                  Vivendo seus últimos dias em um apartamento de seu                                                                                              filho em Duque de Caxias, a Sra. Francisca Mendonça, mãe de                                                                                          dez filhos homens, dos quais hoje sete estão vivos, mulher                                                                                                muito independente, decidiu mudar-se para a Casa de Repouso                                                                                        Santa Maria da Santa Casa de Misericórdia à rua Japurá, Praça                                                                                          Seca em Jacarepaguá, porque lá viu senhoras de sua idade                                                                                                numa comunidade harmônica e feliz.

 

                                                                                                Os esforços dos filhos na tentativa de demovê-la da idéia                                                                                          foram em vão, apesar de nada lhes faltar quando estava na                                                                                              companhia deles.

 

                                                                                                Com o passar do tempo seu filho Aroldo Mendonça ia                                                                                                  fortalecendo mais os laços de amizade com a Direção da Santa Casa. Sempre que possível D. Francisca pedia a seu filho Aroldo que consertasse esta ou aquela peça, este ou aquele aparelho que teria mais conforto a todos que ali residiam, e quando isto acontecia vibrava de felicidade.

 

        Certo dia Aroldo Mendonça inspirado na felicidade da sua mãe resolveu falar com o Administrador da Santa Casa, da possibilidade de ajudar mais e melhor. Foi então que o Administrador o convidou para visitar um terraço onde deparou com uma grande sucata de camas, leitos hospitalares, macas de CTI e outros objetos.  Vendo toda aquela sucata, várias coisas se passaram pela cabeça do companheiro Aroldo, dentre elas uma proposta de consertar todo aquele material e ficar com 50% para que seu Clube de Rotary pudesse atender as necessidades de sua comunidade. Não podendo decidir sozinho, o Administrador levou a proposta a Direção da Santa Casa, mais propriamente ao Dr. Zarur que respondeu: “Pode entregar todo material ao Sr. Aroldo, pois trata-se de um Presidente de Rotary e Rotary é coisa séria. Ele vai tratar e cumprir”.

 

        Informado da decisão o companheiro Aroldo levou o material para reformar e cumpriu o trato.

Na noite de 15 de Março de 1989, quando recebia a Carta Constitutiva da Fundação do Rotary Club Belford Roxo Lote XV, o Governador Darcy dava também por inaugurado o Banco de Leitos Hospitalares com 10(dez) leitos tendo como Presidente Fundador Aroldo Mendonça.

 

        Começava aí, uma grande responsabilidade de controlar os leitos emprestados e adquirir outros, reformar e colocar à disposição da Comunidade.  Mas Deus que escreve certo por linhas tortas, reserva para a família Mendonça uma sentença. Onze dias após a inauguração do Banco de Leitos Hospitalares, falecia a 26/03/89 a generosa inspiradora desta obra por amor ao próximo. Para ela “Missão Cumprida”.

 

        O tempo foi passando e colaboradores que entenderam a verdadeira mensagem que existe por trás do nome Banco de Leitos Hospitalares, foram se juntando ao companheiro Aroldo.

 

        Rifas foram feitas, como por exemplo a de uma égua que aconteceu várias vezes pois todos os ganhadores solicitavam que fosse feita nova rifa para ajudar o Banco de Leitos, daí o companheiro Aroldo ter recebido o título” Companheiro Pai D’egua”  Essa égua deu cria a um potrinho que recebeu o nome de Dengoso e também foi rifado.

 

        Mas o Banco de Leitos, não sobreviveu durante todo esse tempo independente, como fato isolado, mas sempre foi o Carro Chefe do Rotary Lote XV e todos os seus Presidentes deixaram a sua contribuição, bem como todas as Unidades Rotárias do Distrito 4570, contribuições individuais de rotarianos e não rotarianos. Todos têm um pedacinho desta obra de amor. A construção de sua sede e da sede da Casa da Amizade continua um verdadeiro mutirão no Distrito, provando assim a credibilidade da obra e o maravilhoso espírito rotário dos companheiros de nosso Distrito.

 

        O saudoso companheiro Almir, teve em seu período 89/90 o primeiro empréstimo de um Leito Hospitalar para Bangu, onde uma gestante de risco, necessitava de um leito Fawler e somente com este leito seu filho poderia nascer saudável em função da posição que deveria nascer a criança. Graças a DEUS nasceu com vida e saudável.

 

        No período 90/91 presidido pelo companheiro Genecy o Banco de Leitos colocava todo o seu patrimônio em condições de uso, todos reformados e pintados totalizando 75 leitos.

 

        Período 91/92 era a vez do Presidente Edílson Ribeiro e sem sombra de dúvidas o companheiro responsável por 60% dos leitos existentes. Só em seu período reformou e pintou mais 75 leitos aumentando o patrimônio para 150.

 

        No período do companheiro José Geraldo 92/93, o Banco de Leitos cruzava fronteiras e começava a dar seus primeiros filhotes. Em parceria com o Rotary Bonsucesso (Presidente Nelson) e Rotary Madureira (Presidente Isaurinha), fundava o Banco de Muletas com 15 pares de muletas onde cada Clube doou 05(cinco) pares.

 

        Em Maricá, o Rotary Maricá também fundava o Banco de Muletas com 15 pares doados pelo Lote XV e o Bonsucesso. O entusiasmo era grande e o companheiro Ricardo do Rotary Rio Bonito, também ficou contagiado com a importância do trabalho e pediu ao companheiro Aroldo para em parceria com o Lote XV fundar o Banco de Cadeira de Rodas inicialmente com 10 unidades, doadas por empresários locais.

 

        Já no período do companheiro José Victória Geno 93/94, o Rotary Rio Bonito abria suas portas a mais um trabalho, era fundar o Banco de Leitos Hospitalares em parceria com o Lote XV que doava na oportunidade dois leitos.

 

        O período do companheiro Arzelino 94/95, foi também importante pois nele foram reformados 70 leitos, mantendo assim todos em condições de uso.

 

        No período 95/96 do companheiro Abraão, teve continuidade o trabalho, desta feita divulgando mais o trabalho, reformando leitos e emprestando até para outros Estados.

 

        Período 96/97, de volta o companheiro Aroldo Mendonça.  Atingimos a marca de 200 leitos. O movimento cresceu o Banco de Leitos cada vez mais conhecido, saindo de nossas fronteiras indo a São Paulo, Minas e Espírito Santo, este último mais precisamente, para a Cidade de Piúma onde o Prefeito local solicitou-nos ajuda para equipar um modesto Hospital Maternidade ali existente que acabava de perder todos os seus equipamentos, leitos, armários, devido a uma enchente na Cidade. Para lá foram enviados os seguintes equipamentos: 07 Leitos Hospitalares, 01 Leitos de CTI, 02 mesas de cabeceira, 02 cestas para colocar roupa suja, 02 berços de maternidade.

 

        No período 97/98 assumia o companheiro Marcos Araújo que por motivos particulares não chegou à metade de seu período, assumindo em seu lugar o saudoso companheiro Paulo Jorge dando seqüência ao trabalho e divulgando o Banco de Leitos.

 

       Os períodos 98/99 e 99/00, teve como Presidente o companheiro Augusto César, dedicando-se a divulgar cada vez mais o Banco de Leitos e procurando aumentar o quadro Associativo do Rotary Lote XV.  Neste período o Presidente Augusto César fez uma palestra na conferência Distrital abordando o tema Desenvolvimento do Quadro Associativo e o companheiro Aroldo falava sobre o Banco de Leitos.

 

        Período 00/01, nesta época o Banco de Leitos estava em grande evidência, a procura por leitos aumentava e começávamos a nos preocupar com o vulto que o trabalho tomara sem temor de encarar um futuro grandioso. O Presidente Ronaldo, aumentava o quadro associativo do Rotary Lote XV e o companheiro Aroldo fazia campanhas para manutenção e ampliação do patrimônio do Banco de Leitos.

 

        Período 01/02, voltava a Presidência o companheiro José Victória Geno e com ele assumia os destinos do Distrito 4570 um dos maiores divulgadores e incentivadores do Banco de leitos o Governador Joper Padrão.  José Victória colocou as finanças do Club em dia e começava a nascer a idéia da sede. O Banco de Leitos continuava a crescer e expandir-se, era a vez do Distrito 4750, fundar um Banco de leitos em parceria com o Gov. Waldenir Bragança, Rotary Niterói Norte, Rotary São Gonçalo, nas dependências do Abrigo do Cristo Redentor em Niterói.

 

         Período 02/03, assumia a Presidência aquele que tornou-se a grande revelação no Distrito e em nosso Clube o Presidente José Carlos Marques Corrêa, companheiro, amigo leal, trabalhador, líder, iniciou grandes campanhas em benefício do Banco de Leitos, trouxe com ele em grande estilo rotário a sua família que se integrou e hoje são valorosos companheiros em dedicação, amizade e trabalho. Como o companheiro José Victória Geno, deixou o Club com um bom saldo no caixa.

 

         Período 03/04, assumia Cícero José Balbino, grande companheiro, humilde um grande coração, novo em Rotary não se furtou a assumir e evidente conquistou a todos nós que nos empenhamos em ajudá-lo. Mais uma vez o Rotary Lote XV teria o companheiro Aroldo na Conferência Distrital falando sobre Banco de Leitos.

 

         Período 04/05, Rotary Internacional completa 100 anos de maravilhosos serviços prestados à humanidade. Na mais justo que chamarmos para presidir o Clube aquele que o fundou. Voltava a presidência o companheiro Aroldo Mendonça. Neste período iniciávamos a obra da sede da Casa da Amizade e do Banco de Leitos Hospitalares.

 

         Demos início a uma grande campanha em todo o Distrito, percorrendo os Clubes, recebendo doações de rotarianos e não rotarianos todos entendendo  a finalidade de nossa campanha. Se não fosse a ajuda dos companheiros não seria possível chegarmos onde chegamos tão rápido. Foi neste período também que começamos a nossa primeira campanha de doação de sangue em favor do Hospital Hemorio, através do Projeto Baixada Unida do então Vampiros do Bem, hoje Irmãos de Sangue.

 

         Foi um período de grandes realizações, pois aqui demos início a nossa estratégia de Marketing de divulgação de Rotary e de nossos trabalhos na mídia. Este trabalho rendeu-nos uma Moção Presidencial no ano do Centenário.

 

         Período 05/06, o companheiro revelação José Carlos retorna a presidência e faz um período que mesmo antes de chegar ao seu final pode ser considerado de brilhante.  Nunca o Rotary Lote XV e o Banco de Leitos Hospitalares estiveram tão em evidência em toda mídia. Graças a um trabalho planejado, onde cada passo foi dado com segurança, ética e profissionalismo. Fizemos distribuição de panfletos no pedágio da Rodovia Washington Luiz, falando sobre a História de Rotary International do Lote XV e do Banco de Leitos Hospitalares. Queremos destacar fazendo justiça a Super Rádio Tupi que iniciou toda essa divulgação e pela sua audiência levou ao conhecimento não só do grande público como também de outros órgãos de imprensa que conhecendo o trabalho interessaram-se em divulgar. Graças a essa divulgação recebemos neste período uma das mais expressivas doações ao Banco de Leitos, através da Casa da Mãe Pobre ao nos doar: 105 leitos, 22 berços, 07 cadeiras higiênicas, 03 macas e 01 portões de Garagem já instalado em nossa sede. Com esta doação o patrimônio subiu para pouco mais de 705 leitos mais ou menos 600 emprestados.

 

         Período 06/07, assume pela primeira vez no Lote XV uma mulher a Presidência do Clube.

A companheira Iza Cristina, que seguindo os passos de seu pai administrou com sabedoria e eficácia. Foi neste período que nasceu o Projeto do Curso de Costura Industrial inicialmente com 60 alunos. Vacinamos mais de 500 crianças na campanha contra a poliomielite em suas duas etapas.  O Banco de Leitos incorporava ao seu patrimônio mais 45 Leitos. Nossa Festiva de Natal aberta à Comunidade e com a presença de Papai Noel. Neste período a nossa obra continuava  bem adiantada, com campanhas festivas, e doações dos Clubes e companheiros de nosso Distrito.

 

         Período 07/08, foi tão bom uma mulher na presidência que chegou a vez da companheira Rosangela assumir.

 

         Logo no início do período os companheiros José Carlos e Aroldo arrecadam de um Leilão mais de 130 peças entre leitos e cadeira de rodas higiênicas e normais. Sobe assim o nosso patrimônio em leitos mais ou menos 800 leitos e 600 emprestados. O Curso de Costura Industrial com mais uma turma de 60 alunos e o início de mais um projeto em nosso Clube o Curso de Alfabetização para crianças e adultos na comunidade de Cidade dos Meninos.  Temos também o 5º Intercolegial que tem como tema “90 Anos da Fundação Rotária”. A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Pólio com quase 600 crianças vacinadas. Neste período inaugurávamos a sede da Casa da Amizade da Família Rotária do Lote XV e do Banco de Leitos Hospitalares.

 

         Período 08/09, nosso Clube acostumou-se a ter a presença feminina na presidência e em sendo assim retornava a presidência a companheira Iza Cristina, dando continuidade aos nossos projetos humanitários. Além do Banco de Leitos, do Curso de Costura Industrial, do Intercolegial, do posto de vacinação oficial do Município de Belford Roxo de nº 114 (Rotary Lote XV), as doações de alimentos aos desabrigados pelas chuvas, o nosso Clube abria mais uma frente de trabalho em parceria com a Comissão de Alfabetização da Governadoria, o Projeto de Alfabetização” Rotary Lendo o Mundo”.. Tivemos também o Projeto “Talentos Rotários” onde o companheiro Augusto César participou cantando duas músicas em CD que foi lançado, com toda arrecadação doada a Fundação Rotária.

 

         Período 09/10, retorna a presidência o companheiro José Victória Geno, nosso Clube mais uma vez abraça um Projeto com a Governadoria de Alfabetização para Adultos “Rotary Lendo o Mundo”, nosso Clube ganhava o endosso e a Moção Presidencial RI por projetos em todas as comissões das Avenidas de Serviço. Neste período foi feito também um trabalho de divulgação do Rotary muito bom, que rendeu a Clube cinco novos companheiros que tomarão posse ao final do Período na festiva de transmissão de cargo e posse do conselho Diretor 2010/11.

 

         Até hoje o Banco de leitos Hospitalares Francisca Mendonça vem cumprindo o seu papel de ajudar a minimizar a dor e sofrimento daqueles que solicitam o empréstimo de leitos. Uma grande obra, iniciada por um grande homem o fundador do Rotary Lote XV e do Banco de leitos Hospitalares o companheiro Aroldo Mendonça.

 

 

Momentos Históricos

Fundação do Rotary Lote XV e do Banco de Leitos Hospitalares.

Governador Darcy entrega Carta Constitutiva ao companheiro Aroldo.                 

  Aroldo Mendonça recebe o pin das mãos de Hélio Bárcia Presidente do Clube Padrinho Belford Roxo.

ASSIM CHEGAM OS LEITOS:

SÃO CONSERTADOS:

PINTADOS E COLOCADOS À DISPOSIÇÃO DA COMUNIDADE INTEIRAMENTE GRÁTIS.

COMO É FEITO UM EMPRÉSTIMO?

       - Basta que preencha uma ficha com dados do paciente e da pessoa que ficará responsável pelo leito.

 

         Este empréstimo é feito inicialmente por 180 dias, ou seja, seis meses inteiramente grátis, podendo ser renovado.

                   

 

                                     ROTARY CLUB B. R. LOTE XV

                                 BANCO DE LEITOS HOSPITALARES

                                             DISTRITO 4570

 

   Como surgiu o Banco de Leitos Hospitalares?

 

    O Banco de Leitos Hospitalares teve como grande inspiradora a Sra. Francisca Mendonça, mãe do companheiro Aroldo Mendonça, a qual viveu seus últimos dias de sua vida na Santa Casa de Misericórdia onde existia vários leitos e cadeiras de rodas, macas e outros objetos em precário estado de conservação. Inicialmente, atendendo a pedidos de sua mãe, Aroldo realizava constantes consertos nos referidos bens, até que certo dia teve a idéia de propor uma parceria a Administração da Santa Casa na qual levaria todos os leitos danificados, providenciaria a reforma e devolveria 50% dos bens, utilizando os 50% restantes para fundar em Rotary, mais especificamente no Lote XV o BANCO DE LEITOS HOSPITALARES.

 

   Quando e com quantos leitos foi fundado?

 

        Fundado em 15/03/89, na mesma data em que o Rotary Lote XV recebia a Carta Constitutiva do Governador Darcy, iniciou com apenas 10 leitos.

        Atualmente, depois de muito trabalho os Presidentes do Rotary Lote XV, a ajuda de alguns companheiros de outras Unidades Rotárias ao longo destes 20 anos, possuímos mais de 1400 leitos, sendo que mais de 1000 emprestados. Temos a alegria de dizer que nunca deixamos de atender um pedido sequer por falta de leitos.

 

    Como adquirir um Leito Hospitalar?

 

       Não é preciso ser rotariano, nem tão pouco ser do Lote XV, para obter um leito por empréstimo, inicialmente, por 180 dias, basta contatar o companheiro Aroldo Mendonça através do telefone em destaque no rodapé deste folheto, marcar uma hora ir munido de documento de identidade, CPF e comprovante de residência não só do usuário como daquele que irá ficar como responsável pelo leito de preferência um não rotariano. Preencham a ficha cadastral, providencia transporte e o empréstimo é concretizado inteiramente grátis.  Se o usuário necessitar ficar mais tempo com o leito o responsável deverá procurar o companheiro Aroldo, para tratar da prorrogação  do  empréstimo.

 

     Um leito pode ser emprestado para outro Estado?

 

.           Lembramos que o Banco de Leitos, não tem fronteiras, pois ele existe para Servir e Servir não tem fronteiras. Hoje nos fazemos presentes em 04(quatro) Estados brasileiros: Minas, Espírito Santo, na Cidade de Piúma onde mobiliamos todo o berçário de uma maternidade destruído numa enchente, São Paulo e o Estado do Rio de Janeiro (em várias residências, no Abrigo Santa Luzia para idosos onde foi inaugurado um pavilhão totalmente mobiliado e que recebeu o nome de Francisca Mendonça.)  No Distrito 4750 duas Unidades Rotárias (Niterói Norte e o São Gonçalo) se juntaram e fundaram a primeira filial do Banco de Leitos, Inaugurado com a presença do Governador daquele Distrito Waldenir Bragança.

 

       Como ajudar o Banco de Leitos?

 

Doando uma lata de tinta esmalte sintético branco, doando um leito, divulgando este trabalho e você também estará divulgando Rotary. Nosso telefone: (21) 9636-8000 e (21) 2761 4923.

“UM TRABALHO POR AMOR AO PRÓXIMO

Folheto do Banco De Leitos Hospitalares:

 

 

 

 

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook App Icon
  • Twitter App Icon
  • Google+ App Icon
bottom of page